domingo, 1 de abril de 2012

Imortal, imortal só se for do futebol.

Semana passada estava radiante de felicidade. Fui para a aula de literatura como quem vai para o paraíso. Estava inatingível, pensava eu. No meio da aula, veio uma desastrosa notícia que fez os alunos tremerem, o ventilador parar, as luzes piscarem e o Machado de Assis se revoltar nas profundezas do solo, segundo o professor Pelogio: O Ronaldinho Gaúcho é um IMORTAL, isso mesmo, da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Atenção! Hoje é dia da mentira, desde zero hora, mas esta notícia é a mais pura verdade, para a infelicidade de uma boa fração da sociedade. Esta notícia já está quase completando um ano. Devemos comemorar? Cruuuzes! Os mais fanáticos torcedores poderão até comemorar num ímpeto de felicidade pelo ídolo, mas não pela notícia em si, pelo menos não se levarmos em conta a racionalidade.
A ABL realmente entrou em decadência, perdeu a credibilidade. Por que ela não elegeu a Presidenta que é uma mulher culta? Por que não uma Tércia Montenegro (escritora, fotógrafa e professora da UFC) que já nasceu culta, pois em seu DNA existem muitos vestígios do mundo das letras.
Para mim, com essa, que soube há pouco, ABL deveria fechar (ops...meu ímpeto de raiva). Acredito que, neste ano, o novo imortal eleito por unanimidade para presidente da academia será o outro futebolista Neimar. Espera só para ver... Se não tiver cadeira disponível eles colocam. Não se preocupe. Ah... ia me esquecendo do Michel Teló. Ele já fez até música para ocupar o trono: "ai se eu te pego..."
O "mundo" das letras (sei que é uma expressão clichê, mas me perdoem), o do tão importante conhecimento, passou a ser o "mundo" do interesse. Título vai, dinheiro vem (uma mão lava outra). Esta notícia, há uma semana, me deixou com uma insônia magnífica. Tive pesadelos diários.
Em alguns vídeos na Internet, comentaristas dizem que ele é o mestre da ginga, portanto (conclusiva sem nexo a meu ver), é merecedor do título. Grande contribuição para as letras!!! Acho que esta história já me deixou sem a noção de tempo e de espaço. Ele entender de futebol é fato, mas do universo dos livros... tenha santa paciência! Vai perguntar, caro leitor(a), quantos e quais livros ele já leu neste ano. Aposto que ele só "leu" (seria melhor o emprego do verbo ver, conferir ou apreciar) revistas masculinas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário